segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

DARCY RIBEIRO - 100 ANOS

O Memorial da América Latina, para comemorar os 100 anos de Darcy Ribeiro, juntamente com a Associação dos Cartunistas do Brasil, organizou a edição de um livro catálogo  "DARCY 100 ANOS" e convidou 100 cartunistas para, cada um no seu traço, representarem a importância deste brasileiro que influenciou a cultura, a política e a educação no país.  . Entre os convidados está o ilustrador e cartunista Ricardo Freitas, o DONGA, chargista do jornal Correio do Sul Regional e colaborador da Rádio Difusora Fronteira de Arroio Grande.

“É uma honra participar de uma homenagem tão necessária a este que foi um grande brasileiro e um ser tão especial, fundador de universidades e projetos educacionais, um homem que se preocupou com os povos originários e que estudou profundamente o povo brasileiro, além de produzir obras memoráveis “, afirma o artista, “sem esquecer de agradecer o convite ao organizar da publicação  José Alberto Lovreto, o cartunista JAL”, conclui.

 

Darcy Ribeiro – antropólogo, sociólogo, professor, escritor, indigenista e político – foi uma das mentes mais brilhantes de nosso país. No início de sua carreira, enquanto antropólogo, Darcy Ribeiro dedicou-se a estudar a cultura indígena, tendo prestado serviços como indigenista ao Serviço de Proteção ao Índio.

Na década de 1960, Ribeiro participou do governo de João Goulart, ficando à frente de dois ministérios (Casa Civil e Educação). Na década de 1980, com a anistia e o fim da ditadura civil-militar brasileira, o sociólogo ingressou na carreira política, tendo atuado em defesa da educação pública e de qualidade, sendo considerado hoje uma referência em políticas públicas educacionais no Brasil."








Na imprensa

Nenhum comentário: