quarta-feira, 26 de novembro de 2014

EDIÇÃO DE RISCO 2

 
CARTUNISTAS GAÚCHOS REÚNEM-SE EM COLETÂNEA APÓS UMA DÉCADA

O cartunista arroio-grandense DONGA participa mais uma vez da coletânea e lançamento oficial será em Porto Alegre neste final de semana

Um grupo de 34 cartunistas, autores e artistas gráficos gaúchos e paulistas se reuniram para lançar a coletânea Edição de Risco 2 (336 págs, 2014, Ed. Tinta China e Rio das Letras,). A obra será lançada domingo à tarde durante a Risco – Festa de Artes Gráficas de Porto Alegre, que acontece neste final de semana na Galeria Espaço Cultural Duque Amadeus, Bar do Marinho, Casa de Cultura Mario Quintana e Espaço 512.

A coletânea será lançada cerca de dez anos depois da elaboração da primeira Edição de Risco, que fez um retrato das artes gráficas do Estado em meados da primeira década dos anos 2000. A iniciativa é de integrantes da Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) em parceria com a editora Rio das Letras, de Santa Maria.

“Os cartunistas gaúchos têm uma cultura de coletânea que existe desde anos 70. Em 25 de outubro de 1975 foi lançado o QI 14, que reuniu 14 artistas gráficos do Estado. Logo após, começaram uma série de coletâneas que continuaram a ser financiadas principalmente por editoras. Todavia esta tendência se extinguiu nos anos 2000. O autofinanciamento foi uma alternativa viável”, afirma o cartunista Leandro Dóro, que organizou a iniciativa, ao lado dos também artistas gráficos Byrata Lopes, Eugênio Neves e Leandro Bierhals.

A Edição de Risco 2 conta com participação de artistas de todas as regiões do Estado, reunindo veteranos e novos talentos. Há histórias em quadrinhos, cartuns, charges, ilustrações e design gráfico. A capa de Leandro Bierhals é uma referência a Edição de Risco 1, de 2005.

As primeiras páginas também são utilizadas para homenagear cartunistas que já partiram, dentre eles Fábio Dias, Anibal Bendatti e Renato Canini. Além disso, há uma recordação fotográfica do antigo bar Tutti Giorni, que reunia artistas gráficos do Estado desde 2001 e atualmente está em transição de endereço.

O artista arroio-grandense DONGA participa mais uma vez desta coletânea e destaca a importância de participar do quadro dos grafistas do Estado que estão sempre se encontrando em eventos, como o CARTUCHO em Santa Maria, ou mesmo em Porto Alegre para discutir temas do segmento artístico.

A Edição de Risco 2 será comercializada a R$35 pelos próprios cartunistas e terá seu lançamento oficial na Risco durante a Osso – Quadrinhos no Ocidente, que terá uma edição especial no Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa, Porto Alegre) das 15h ás 20 horas deste domingo, 23 de novembro
 
 


 

Nenhum comentário: